Fogo destrói habitação e desaloja casal de idosos na cidade da Guarda

por Lusa

Um incêndio destruiu hoje por completo uma casa de habitação situada na Rua Dr. Francisco dos Prazeres, no centro da cidade da Guarda, e desalojou um casal de idosos, segundo fontes da proteção civil e dos bombeiros.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda disse à agência Lusa que a moradia, de três pisos e de construção antiga, foi "completamente destruída pelas chamas", que tiveram início pelas 10:36.

O incêndio desalojou um casal de idosos e o seu realojamento vai ser providenciado "pela família ou pelo Serviço Municipal de Proteção Civil", segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários da Guarda, Paulo Sequeira.

O responsável disse à Lusa que a proprietária da habitação, que se encontrava sozinha no interior quando as chamas começaram, foi transportada para o serviço de urgências do Hospital Sousa Martins, por apresentar uma "intoxicação ligeira" devido à inalação de fumos e sinais "de stresse".

Ainda de acordo com Paulo Sequeira, quando os voluntários chegaram ao local, o edifício "já se encontrava praticamente todo tomado pelas chamas", mas, face à informação inicial de o proprietário poder estar no seu interior, "foi feita uma busca primária ao piso zero e à cave".

Na chegada ao local, os bombeiros também tiveram como preocupação "conter o incêndio na habitação atingida, não permitindo que progredisse às contíguas, o que foi conseguido".

As causas do incêndio ainda são desconhecidas, mas o responsável adiantou que "vai ser feita a investigação necessária".

No local do incêndio, que estava em conclusão pelas 13:30, estiveram 16 viaturas e 40 operacionais dos Bombeiros Voluntários da Guarda e de Celorico da Beira, do Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal (INEM), da PSP e da Proteção Civil Municipal.

Tópicos
pub