Fogo destruiu 20 casas e afetou 100 postos de trabalho, dados provisórios

por RTP
O fogo destruiu várias casas Reuters

O incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande destruiu pelo menos 20 habitações e afetou uma centena de postos de trabalhos, avançou o ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

Na conferência de imprensa realizada após o Conselho de Ministros, Pedro Marques afirmou que em cerca de metade do concelho de Pedrógão Grande foram identificadas "duas dezenas de habitações permanentes profundamente afetadas em que as pessoas não podiam residir", além de terem sido afetadas "muitas mais habitações não permanentes", anexos agrícolas e outro tipo de explorações.

Pedro Marques disse também que foram afetadas, pelo menos, uma centena de postos de trabalho de três grandes unidades agroindustriais existentes nos concelhos de Pedrogão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.

O ministro explicou que está a ser feito no terreno um levantamento das necessidades.

"Estamos a identificar as medidas, quer do ponto de vista da salvaguarda dos postos de trabalho, quer das medidas de apoio ao reinvestimento das empresas para que possam voltar a operar com normalidade", afirmou.

O ministro sublinhou que a prioridade está a ser a identificação das situações mais emergentes ao nível das habitações e dos postos de trabalho, bem como das questões agrícolas.

Regresso a casa

Ainda esta tarde, o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, garantiu e que já não há pessoas deslocadas das habitações.

Pessoas que foram retiradas pela GNR devido à proximidade do fogo mas cujas casas não chegaram a ser atingidas.

Os moradores das aldeias evacuadas já voltaram a casa.

"Neste momento estamos só num ponto de vigilância, já não há chamas", disse Jorge Gomes. "Estão criadas as condições para amanhã ou depois de amanhã dar isto por extinto".


C/ Lusa
Tópicos
pub