Incêndios começam a dar tréguas

por RTP
Os fogos começam a perder intensidade Epa-Nuno André Ferreira

O fogo de Portas do Ródão é o único que continua "em curso" esta manhã. Os incêndios de Gavião e Amieira do Tejo (Nisa) entraram já em fase de resolução. Em Mangualde, o fogo está já dado como extinto, assim como o grande incêndio de Sertã, Mação e Proença-a-Nova, o fogo de Vale do Coelheiro (Castelo Branco) e os incêndios de Penacova (Coimbra).

Os incêndios que lavram em Albarrol (Amieira do Tejo, Nisa), e Belver (Gavião), entraram esta madrugada em fase de resolução, mantendo-se ainda por dominar no distrito de Portalegre o fogo em Portas do Rodão, segundo a Proteção Civil.

De acordo com informação da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o incêndio em Albarrol, na freguesia de Arez e Amieira do Tejo, no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, que levou à retirada de pessoas de várias aldeias, entrou em fase de resolução às 06:11.

Este incêndio, que começou às 20:49 de quarta-feira, mobilizava 309 operacionais, com o apoio de 97 veículos, às 7h00.

Na noite de quinta-feira, a presidente da câmara de Nisa, Idalina Trindade, informou que uma unidade militar espanhola de emergência, com 158 operacionais, iria reforçar o combate ao incêndio durante a madrugada.
Fogo de Belver
Também o incêndio em Ribeira de Eiras, freguesia de Belver, concelho do Gavião, no distrito de Portalegre entrou em fase de resolução às 5h30, segundo fonte da Proteção Civil.

O incêndio em Ribeira de Eiras tinha tido início às 16:18 de quarta-feira. Este incêndio mobilizava, às 7h00, 201 operacionais, com o auxílio de 49 veículos.

Por dominar continua o incêndio que deflagrou às 21:34 de quarta-feira na localidade Portas do Rodão, freguesia de Santana, concelho de Nisa, distrito de Portalegre. Às 7h00, este incêndio, com duas frentes ativas, mobilizava 155 operacionais, com o apoio de 45 meios terrestres.
Fogo de Mangualde extinto
O incêndio em Mangualde, distrito de Viseu, que lavra desde quarta-feira, foi dominado na última madrugada, e o de Barreiras, agora designado como Miuzela, na Guarda, foi extinto, de acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Ao final da madrugada estavam ainda na localidade de Abrunhosa do Mato, concelho de Mangualde, 204 operacionais, apoiados por 43 meios terrestres. Em Miuzela, concelho de Almeida, os trabalhos de rescaldo eram realizados por 44 operacionais e 16 veículos.
Tópicos
pub