Governo apresenta na Concertação Social medidas de apoio às empresas

por Lusa
Fernando Medina apresenta na Concertação Social a proposta sobre o acordo de médio prazo de melhoria dos rendimentos e da competitividade António Pedro Santos-Lusa

O Governo deverá apresentar esta quarta-feira na Concertação Social a proposta sobre o acordo de médio prazo de melhoria dos rendimentos e da competitividade e algumas medidas podem integrar o Orçamento do Estado para 2023.

Do lado das confederações patronais, o discurso sobre o acordo tem estado centrado em medidas fiscais para as empresas, enquanto as centrais sindicais estão focadas na melhoria dos salários, numa altura de aumentos da inflação.

Na semana passada, o ministro das Finanças, Fernando Medina, remeteu eventuais alterações fiscais para as empresas, nomeadamente ao nível do IRC, para as negociações com os parceiros sociais, depois de o ministro da Economia, António Costa Silva, ter defendido o benefício de uma descida transversal deste imposto.

Quanto aos rendimentos, o Governo tem como objetivo aumentar o rendimento médio por trabalhador em 20% entre 2021 e 2026 e estabelecer um acordo de atualização do salário mínimo nacional, de modo a atingir pelo menos 900 euros em 2026.

pub