INEM. Serviço de helicóptero reposto em Macedo de Cavaleiros

por Antena 1

Foto: Octávio Passos - Lusa

O serviço de helicóptero de emergência médica em Macedo de Cavaleiros é reposto esta segunda-feira. O Governo garante que a lei foi cumprida na resposta ao desastre aéreo em Valongo, ao passo que o presidente da Liga dos Bombeiros considera que houve falhas na Proteção Civil.

Em nota emitida nas últimas horas, o Instituto Nacional de Emergência Médica reforça as condolências às famílias dos quatro tripulantes que morreram no sábado em Valongo.

O helicóptero regressava a Macedo de Cavaleiros vindo do Porto, depois de transportar uma doente para o Hospital de Santo António.

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, apelou entretanto a um inquérito rigoroso à queda do “heli”. O responsável considera que houve falhas na atuação da Proteção Civil.

Rosa Azevedo - Antena 1

Isto já depois de o Governo garantir que a lei foi cumprida no que diz respeito ao socorro prestado.

O secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, disse que é preciso apurar tudo o que aconteceu, mas assegura que, de acordo com as informações que chegaram ao Executivo, a lei foi respeitada.

O Ministério da Administração Interna ordenou já um inquérito urgente ao funcionamento dos mecanismos de reporte de urgência e lançamento de alertas.
pub