Governo ordena auditoria para verificar licenciaturas na Proteção Civil

por RTP
O despacho que ordena a auditoria é assinado pelo secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes Miguel A. Lopes - Lusa

O secretário de Estado da Administração Interna ordenou, em despacho, à Autoridade Nacional de Proteção Civil que leve a cabo uma auditoria para verificar as licenciaturas de dirigentes e outros membros da respetiva estrutura operacional. O apuramento deve estar finalizado até ao próximo dia 25.

“Determinou à ANPC, através da Direção Nacional de Auditoria e Fiscalização, a verificação do cumprimento deste requisito - habilitação com grau de licenciatura - por parte de todos os dirigentes e de todos os elementos da estrutura operacional a desempenhar funções na ANPC na presente data”, refere o despacho com a assinatura de Jorge Gomes, datado de 18 de setembro.

De acordo com o mesmo documento do secretário de Estado, cujo conteúdo foi revelado pela agência Lusa, o relatório da auditoria aos graus de licenciatura na estrutura da Proteção Civil terá de ser entregue até dia 25 de setembro.

Jorge Gomes justifica a decisão com o facto de a licenciatura constituir um requisito obrigatório para assumir funções dirigentes nos níveis superior e intermédio, designadamente na estrutura operacional da Proteção Civil - nos patamares distrital e nacional.

Já esta segunda-feira uma investigação conduzida pelo programa Sexta às 9, da RTP, apurara que outros dois comandantes da Proteção Civil haviam obtido o grau de licenciatura com recurso a créditos.

Soraia Ramos, Mário Raposo - RTP

Trata-se de Luís Belo Costa, que fez 24 das 37 cadeiras da licenciatura em Proteção Civil por equivalência, e Pedro Nunes, que conseguiu oito créditos.

Estes responsáveis fizeram o curso no mesmo politécnico de Castelo Branco onde o ex-comandante nacional, Rui Esteves, obteve a licenciatura com 90 por cento de equivalências, revelação que o levou a apresentar a demissão.

c/ Lusa
Tópicos
pub