Grande fogo na Sertã, Proença-a-Nova e Mação dominado

por RTP
Nuno André Ferreira - Lusa

O grande fogo na Sertã, que alastrou depois aos concelhos de Proença-a-Nova e Mação, afetando os distritos de Castelo Branco e Santarém, foi dominado na manhã desta quinta-feira. A informação foi confirmada pela Lusa junto da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

"O incêndio está de facto dominado, ficou dominado há alguns minutos atrás, portanto é uma boa notícia", declarou a adjunta de operações da ANPC Patrícia Gaspar, pelas 11h25.

Segundo a responsável da Proteção Civil, todo o dispositivo de combate ao fogo vai manter-se no terreno "durante as próximas horas" para garantir "uma resposta permanente" a todas as situações que possam surgir em termos de reativações.

O incêndio deflagrou na tarde de domingo no concelho da Sertã (distrito de Castelo Branco) e alastrou a Proença-a-Nova, bem como ao concelho de Mação (distrito de Santarém). Na última noite, o fogo ameaçou mesmo a vila de Mação mas o vento acabou por afastar as chamas.

Ao início da manhã, a Câmara Municipal de Mação tinha já anunciado que o incêndio estava em fase de rescaldo no concelho. O fogo permanecia, no entanto, ativo no concelho de Proença-a-Nova.

O presidente da Câmara Municipal de Mação disse, ao fim da manhã, aos jornalistas que seis casas de primeira habitação do concelho arderam. Há ainda outros prejuízos, nomeadamente em anexos e barracões.

Apesar de o fogo ter sido dado como dominado, uma importante dispositivo mantém-se no local. Segundo o site da Autoridade Nacional da Proteção Civil, 959 bombeiros permanecem no combate a este fogo, apoiados por 288 meios terrestres e oito meios aéreos.
Grandes incêndios ativos
Em Proença-a-Nova, um outro incêndio foi dado como dominado pela Proteção Civil. O fogo tinha começado ao serão de quarta-feira em Malhadal. No local encontram-se ainda 182 operacionais, apoiados por 57 meios terrestres e três meios aéreos.

Ainda há cinco grandes incêndios que permanecem ativos em Portugal e que não estão controlados pelas autoridades. Em Penacova, o fogo tem quatro frentes ativas e motivou o corte da estrada nacional 110 junto a Foz de Caneira.

O fogo de Penacova está a ser combatido por 516 bombeiros, apoiados por 165 viaturas e três meios aéreos. Permanecem ainda ativos dois grandes incêndios que tiveram início no concelho de Nisa, mobilizando mais de 300 bombeiros.

Também no distrito de Portalegre, o fogo de Gavião mobiliza 204 operacionais e meia centena de meios terrestres. A norte, no distrito de Viseu, o fogo de Mangualde mobiliza 69 operacionais, 26 meios terrestres e dois meios aéreos.
Fogo destrói casa de habitação na Guarda
Uma casa de primeira habitação foi hoje destruída pelas chamas na freguesia de Vila Fernando, no concelho da Guarda, ficando desalojado um homem com 54 anos, disse à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia.

"O morador vai ficar hoje a pernoitar nas instalações da Junta de Freguesia [de Vila Fernando] e vamos também dar-lhe a refeição. Amanhã [sexta-feira], iremos falar com as entidades competentes para ele ser realojado temporariamente", disse o autarca.

Bruno Pina Monteiro disse ainda, pelas 15:30, que as chamas, além de atingirem uma casa de habitação, de traça antiga, estavam a destruir uma área de mato da sua freguesia, mas não colocavam outras casas em perigo.

A linha ferroviária da Beira Alta, entre Guarda e Vilar Formoso, chegou a ser cortada cerca das 15:45 de hoje.

"Foi necessário cortar a linha ferroviária da Beira Alta, entre Guarda e Vilar Formoso", declarou a adjunta de operações da ANPC Patrícia Gaspar, explicando que o corte se deve ao incêndio que lavra na localidade de Vila Fernando, no concelho da Guarda.

Segundo informação disponível na página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), pelas 17:00 este fogo estava em resolução (incêndio sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido) e envolvia no seu combate 84 elementos, auxiliados por 26 viaturas.
pub