Grande Reportagem Antena1: Até já, Madeira

por Antena1

Composição de imagem: Rita Colaço

Na ilha da Madeira, dezenas de hotéis fecharam as portas, sem data para reabrir e muitos trabalhadores perderam rendimentos ou mesmo o emprego. Os efeitos da pandemia no turismo têm sido devastadores. Milhares de pessoas que vivem dos momentos de lazer dos outros, viram os dias virados do avesso.

Sara e João trabalhavam num hotel, mas a ausência dos turistas justificou a não renovação do contrato. Logo agora, que foram pais há quatro meses. João trocou o piano dos hotéis pelo piano da igreja que frequenta. O motorista Carlos deixou de ter turistas para fazer excursões pela ilha. Mestre Barbosa já não mostra as levadas a ninguém, ele que foi um dos primeiros guias-de-montanha da Madeira. E Leonel, o fotógrafo dos barcos, pousou a máquina. Nos últimos oito meses, o porto do Funchal guarda mais silêncios do que buzinas dos navios-cruzeiro.

A repórter Celina Faria fez o roteiro dos efeitos colaterais da pandemia, numa ilha que depende fortemente do turismo para sobreviver e onde todos desejam ter, novamente, a casa cheia.

"Até já, Madeira" é uma Grande Reportagem Antena 1 de Celina Faria com pós produção áudio de Paulo Reis
pub