Grande Reportagem Antena1: "Até prova em contrário”

por Isabel Meira

Foto: composição de Rita Colaço

Será que é possível enganar os peritos de uma das maiores leiloeiras do mundo e colocar no mercado um quadro falso? Na Grande Reportagem desta semana fazemos uma viagem ao universo da falsificação de obras de arte com a repórter Isabel Meira.

Esta semana fazemos uma viagem ao universo da falsificação de obras de arte onde artistas, burlões, peritos, inspetores da polícia e colecionadores se encontram na fronteira entre o verdadeiro e o falso.

Em Dezembro do ano passado, a leiloeira britânica Christie’s - um dos gigantes do mercado da arte - preparava-se para leiloar um valioso quadro, julgando tratar-se do original. Foi então que um colecionador português percebeu que esse era também o quadro que ele tinha comprado como sendo original há quase 20 anos e que continuava pendurado na parede da sua sala, sem que ele tivesse dado ordem de venda.

Terão os burlões conseguido enganar os peritos da leiloeira e colocar no mercado um quadro falso? O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária e é uma das histórias que esta semana contamos na Grande Reportagem Antena1 Até prova em contrário, da jornalista Isabel Meira.
pub