Grande Reportagem Antena1: Instituto Ricardo Jorge - O Farol

por Antena1

No primeiro aniversário da declaração da OMS, entramos no quartel-general da gestão da Pandemia em Portugal: o Instituto Ricardo Jorge

Faz hoje 1 ano que a pandemia de Covid-19 foi declarada pela Organização Mundial de Saúde. A OMS dizia estar preocupada com os níveis alarmantes de contágio e com a falta de ação dos países afetados pelo novo coronavírus. Há 1 ano, existiam apenas 118 mil casos confirmados e pouco mais de 4 mil mortes. 1 ano depois, o mundo soma mais de 117 milhões de positivos e mais de 2 milhões e meio de mortes associadas à Covid-19.

Portugal já acompanhava a situação em Wuhan, quando esta cidade chinesa reportou o primeiro caso, em finais de 2019. Desde essa altura, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge tem sido o farol da gestão pandémica em Portugal e há mais de 100 anos que estuda e vigia a saúde dos portugueses.

A repórter Eduarda Maio visitou a sede deste instituto, onde foram feitos os primeiros testes de diagnóstico à Covid-19 e de onde saem estudos e relatórios que ajudam o governo a tomar decisões.

Instituto Ricardo Jorge: O Farol é uma Grande Reportagem Antena1 de Eduarda Maio, que pode ver com Língua Gestual Portuguesa e Legendas aqui.
pub