Guarda e Castelo Branco estão hoje em risco máximo

por Lusa

Vários concelhos dos distritos da Guarda e Castelo Branco estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo informação disponibilizada na página oficial do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

Com risco muito elevado de incêndio estão vários concelhos nos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu, Coimbra e Faro. Já os distritos de Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Santarém, Portalegre, Évora e Beja têm vários concelhos em risco elevado. Em Lisboa e Setúbal, o risco é moderado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Devido à previsão de temperaturas elevadas, estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, oito distritos de Portugal Continental -- Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja. Este aviso está em vigor até às 20:59 de hoje.

O IPMA prevê para hoje céu geralmente pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado. O vento deverá soprar em geral fraco, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas a partir do início da tarde.

Para hoje está também prevista neblina ou nevoeiro matinal.

As temperaturas máximas irão variar entre os 25 graus centígrados no Porto e os 38 em Castelo Branco, Évora e Beja.

 

pub