Há mais camiões a transportar água para Fagilde

por RTP

Foto: Nuno André Ferreira - Lusa

Foi reforçado o número de camiões que estão a transportar água para a barragem de Fagilde, que abastece os concelhos de Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo.

São agora 54 os veículos que transportam, no total, quatro mil metros cúbicos de água por dia. É uma operação sem precedentes no país que mobiliza mais de uma centena de bombeiros.

A RTP esteve esta segunda-feira na Barragem da Aguieira, de onde sai a preciosa ajuda para as populações de Viseu, Nelas, Mangualde e Penalva do Castelo.O Governo admite que esta medida se prolongue depois da chuva, que pode chegar a partir de quarta-feira.


Os camiões-cisternas fazem um percurso de 60 quilómetros até Fagilde. A central de bombagem permite abastecer até dez veículos em simultâneo.

Bombeiros do norte do país reforçaram na manhã desta segunda-feira as equipas que estão no terreno desde domingo. Estão envolvidas corporações de nove distritos.

A barragem da Aguieira pertence ao concelho de Santa Comba Dão. A autarquia depende de uma outra albufeira para abastecimento próprio.

Os cerca de quatro mil metros cúbicos que chegam por dia a Fagilde juntam-se aos 6.500 de água potável garantidos pela Câmara de Viseu e pela empresa Águas de Portugal. A região conta ainda com um furo que tem permitido retirar 3.500 a quatro mil metros cúbicos diários.


pub