"Há muitas aldeias em risco. A situação é dantesca", diz autarca de Mação

por RTP

O autarca de Mação está angustiado com a situação dos incêndios no concelho. "Há muitas aldeias em risco, muitas habitações em risco e temos de preservar vidas humanas", adiantou à RTP Vasco Estrela.

O presidente da câmara de Mação diz que a situação é completamente incontrolável. "É uma situação dantesca o que estamos a viver e um sentimento de impotência indescritível. Só se pode pedir que as pessoas tenham coragem".

O autarca não escondeu a grande preocupação que tem e adianta que infelizmente haverá mais aldeias a ser evacuadas.

“Há essa necessidade de evacuar aldeias, que é o que tem sido feito ao longo dos últimos dias e, neste momento, estamos já a preparar mais evacuações porque vai haver necessidade. Temos o problema de Frei João, que já foi parte evacuada".

E acrescenta: "Vamos ter um problema em Sarnadas. Maxieira pode ser outra situação problemática. Na Sanguinheira não foi possível evacuar mas apesar da localidade estar rodeada de fogo, há lá bombeiros e meios humanos, que me dizem, suficientes para defender aquela localidade".

O autarca de Mação pondera mesmo decretar o estado de emergência, salientando que "nenhum concelho merece isto. Estamos muito angustiados com esta situação de calamidade que está a acontecer".
pub