Há muito desperdício energético em Portugal

| País
Há muito desperdício energético em Portugal

Reuters

Portugal é um dos países europeus mais afetados pela pobreza energética. A conclusão é avançada pela Rede Europeia de Ação Climática, que defende uma verdadeira mudança, em particular, na eficiência energética dos edifícios.

Num relatório divulgado esta segunda-feira, a Rede Europeia analisa as propostas de Planos Nacionais de Energia e Clima de 24 países da União Europeia, com contributos de associações ambientalistas com trabalho na área do clima, como por exemplo da Zero.

Francisco Ferreira destaca três fatores em que os portugueses desperdiçam energia: falta de conforto térmico, isolamento e mais informação sobre transição para veículos elétricos.

A CAN-Europe chama a atenção que Portugal é dos países da União Europeia mais afetados pela pobreza energética e que, por isso, o seu PNEC "deveria avaliar o desafio e definir medidas para melhorar o conforto térmico e reduzir as contas de energia".

O objetivo é ajudar os mais afetados pela pobreza energética, principalmente em agregados familiares com baixos rendimentos.

Por outro lado, a organização diz que em Portugal, tal como na Áustria e na Bélgica, faltam medidas para uma verdadeira mudança e acrescenta que são precisas medidas mais desenvolvidas ao nível da eficiência energética especialmente dos edifícios.

No que diz respeito ao setor da construção civil, a CAN-Europe refere que algumas das medidas previstas, como o programa "Casa Eficiente", estão alinhadas com o Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética, mas têm mostrado ser insuficientes para reduzir o consumo de energia.

C/ Lusa

A informação mais vista

+ Em Foco

Gravações da PIDE mostram como a polícia política vigiava os opositores do Estado Novo. A RTP teve acesso a essas gravações e divulga-as pela primeira vez.

Nos 45 anos do 25 de Abril, a RTP mostra-lhe em exclusivo um documento inédito sobre o período do PREC - um documentário de Jacinto Godinho.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.