"Há raparigas que não vão à praia por causa do corpo"

por Catarina Marques Rodrigues, Pedro A. Pina (imagem) - RTP
Girl Effect Liliana Pedro e Sofia Moreira fazem parte do Girl Effect, um movimento que pretende discutir o que implica ser rapariga e as diferenças entre elas e eles

O corpo, o medo de sair à noite, a violência no namoro. As Girl Effect querem promover o debate sobre a condição de ser rapariga.

Liliana Pedro e Sofia Moreira fazem parte do Girl Effect, um movimento que pretende discutir o que implica ser rapariga e as diferenças entre elas e eles. São um conjunto de jovens universitárias de Coimbra que querem começar a mudança pelas idades mais jovens -- porque as lembranças das diferenças vêm desde muito cedo.

"Lembro-me de, na escola, os rapazes divertirem-se a puxar a saia às raparigas quando elas passavam. E eu tinha medo de levar saia. Os rapazes também espreitavam a casa de banho das raparigas, por cima, e nós não conseguíamos ir à casa de banho sozinhas. E as raparigas não faziam isso. Elas não iam espreitar a casa de banho dos rapazes", conta Liliana, 21 anos, no podcast Chicas Poderosas da Antena 3.

A vida foi sendo moldada por estas experiências. Na escola e em casa. "Desde cedo que me apercebi que as tarefas em casa, entre o meu pai e a minha mãe, não eram divididas de forma semelhante. E nunca percebi porquê", acrescenta Sofia.
Daí evoluíram para os cuidados extremos que elas e as amigas têm de ter quando saem à noite, desde a roupa que levam vestida até à antecipação de terem comapnhia de grupo para voltarem para casa à noite, porque "uma rapariga sozinha" corre mais perigo que "um rapaz sozinho". 

Nas relações amorosas, há também atitudes que as intrigam. "Eu conheço uma pessoa que se auto censura naquilo que veste, porque acha que o namorado pode não gostar se ela usar saia ou um certo decorte. Quando ela vai a uma loja, ela não pensa se gosta da saia ou não, ela pensa se o namorado vai achar bem ou não", sublinha Sofia. 

Mas antes dos outros, da família, das amigas ou dos namorados, vêm as questões internas: os "defeitos" do corpo. Pelas raparigas que "não vão á praia porque não querem mostrar o corpo", as Girl Effect lançaram a campanha "Diz Não ao Corpo Perfeito". Tiraram fotografias à sua própria celulite, às varizes, às mamas "pequenas que não vão à praia" e decidiram publicá-las. 

Oiça a conversa completa aqui

Tópicos
pub