Habitação pode trazer crise a Lisboa

| País

O setor da habitação em Lisboa pode entrar em crise
|

Lisboa pode entrar em nova crise, desta feita na habitação. É razoável pensar nisso, avisa o professor José Reis.

O cenário poderá colocar-se tendo em conta os preços da habitação, que continuam a subir desde 2014. Em quatro anos aumentaram 34 por cento. Todavia, para o professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, a média engana, porque há uma grande desigualdade no país.

José Reis teme, por isso, que uma crise destas em Lisboa ganhe uma dimensão nacional, como registou a jornalista da Antena 1 Marta Pacheco.


O professor é um dos autores do quarto relatório do Observatório sobre as Crises e Alternativas: o tema é a habitação em Portugal.

Numa altura em que se debate a Lei de Bases da habitação, o estudo pode constituir um contributo para essa discussão.

O professor defende que o estado deve, a título de exemplo, recuar na questão dos vistos gold. A aposta deve ser na oferta pública de habitação, diz José Reis. Só isso pode atenuar os desequilíbrios no mercado de habitação.

Conclui o estudo que estamos perante uma habitação financeirisada, marcada por uma forte procura do estrangeiro dirigida ao imobiliário nacional, o que provoca grandes desigualdades no acesso à habitação e no país.

Tópicos:

Crise, Habitação, Lisboa,

A informação mais vista

+ Em Foco

Um "cemitério de dinossauros" descoberto na Argentina, com 220 milhões de anos apresenta fósseis de uma dúzia de animais.

    Um dia que ficará para a história. O dia em que um dos monumentos mais emblemáticos do Mundo foi apanhado pelo fogo.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.