"Hacker" Rui Pinto fica em prisão domiciliária

por RTP
Reuters

O pirata informático suspeito de ter roubado e divulgado correspondência electrónica privada do Benfica foi a tribunal esta sexta-feira, em Budapeste. As autoridades húngaras, a pedido das autoridades portuguesas, já recorreram da decisão. Rui Pinto foi detido na quarta-feira na capital da Hungria no cumprimento de um mandado de detenção europeu emitido por Portugal referente ao caso Doyen.

Rui Pinto vai aguardar pelo julgamento na Hungria, de acordo com as informações do advogado ouvido hoje pela RTP. Os advogados de defesa também recorreram, mas no sentido de permitir que o "hacker" fique apenas impedido de sair de Budapeste, podendo sair de casa.

De acordo com o advogado Francisco Teixeira da Mota, no mandado de detenção europeu apenas há referências à divulgação de documentos do fundo de jogadores Doyen, elencando suspeitas de extorsão, ofensa a pessoa coletiva e acesso ilegítimo a dados, não havendo referências aos emails do Benfica.

Rui Pinto admite que é o responsável pelo site Football Leaks, que desde 2015 revela escândalos no mundo do futebol. De acordo com o advogado, o "hacker" não terá assumido qualquer ligação por exemplo ao caso dos e-mails do Benfica, divulgados depois pelo diretor de comunicação do FC Porto.

Os advogados de defesa garantem que se vão opor ao pedido de extradição para Portugal.



pub