Helicóptero caiu após embater em cabos de alta tensão em Cabril

por RTP
Paulo Cunha - Lusa

Um helicóptero da empresa Everjet que combatia um incêndio em Cabril, concelho de Castro Daire, Viseu, caiu e incendiou-se hoje, pouco antes das 13h00, e tudo aponta para que o piloto tenha morrido, disse à Lusa fonte oficial.

A aeronave embateu em cabos de alta tensão, caiu e incendiou-se, tendo o piloto ficado preso no aparelho, segundo fonte do Ministério da Administração Interna (MAI).

O helicóptero embateu em quatro linhas de alta tensão.

A adjunta nacional de operações da Autoridade Nacional da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, confirma à Antena1 o despenhamento do helicóptero mas, na altura em que prestava essa declaração, não podia avançar informações sobre o estado de saúde do piloto.

O helicóptero estava sediado no Centro de Meios Aéreos de Armamar, Viseu. As autoridades estão a tentar chegar junto dos destroços da aeronave. Incêndio aproxima-se de Arouca O presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Fernando Carneiro, e o comandante dos bombeiros, Paulo Almeida, confirmaram a queda do helicóptero.

O autarca disse à Lusa que tem estado em contacto com o presidente da Junta de Freguesia de Cabril, concelho Castro Daire, que lhe explicou que o incêndio se está a aproximar do concelho de Arouca, já no distrito de Aveiro.

Segundo a página da Internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil, em Cabril lavra um incêndio que estava ao início da tarde a ser combatido por 92 operacionais, 18 veiculos e três meios aéreos.

Fonte oficial do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) disse à Lusa ter sido notificado da queda do helicóptero, acrescentando que se vai deslocar para o local para dar início ao processo de investigação.

C/Lusa

 

Tópicos
pub