Históricos de saída do comité central do PCP

por Mário Aleixo - RTP
Carlos Carvalhas deixa o comité central do PCP D.R. - Carlos Carvalhas

O ex-líder do PCP Carlos Carvalhas, o antigo deputado Agostinho Lopes e o dirigente Carlos Gonçalves não integram a lista ao comité central que vai a votos no XXI congresso comunista, em Loures.

Nas entradas para a lista do comité central, 18 no total, publicada no jornal Avante, órgão oficial do PCP, destaca-se a do antigo secretário-geral da CGTP Arménio Carlos.

O principal órgão entre congressos, a ser aprovado no congresso de sexta-feira, sábado e domingo, em Loures (Lisboa), foi reduzido dos atuais 144 para 130 membros.

Não é dada qualquer explicação para a saída de Carvalhas, que foi líder dos comunistas de 1992 a 2004, de Agostinho Lopes, economista e dirigente desde a década de 1990, e de Carlos Gonçalves.

A lista foi aprovada na reunião do comité central, no passado fim de semana, em Lisboa, mas só agora foi divulgada através do Avante.

Na entrevista à Lusa, publicada no domingo, Jerónimo de Sousa admitiu que a proposta para a composição do órgão máximo do PCP entre congressos preveja "uma redução" no número de membros, mantendo os critérios de "origem social".

Tradicionalmente, este órgão (comité central) tem "uma ampla maioria de operários e empregados, com uma forte componente operária".

O secretário-geral afirmou o objetivo de fazer um rejuvenescimento no órgão, tal como já tinha acontecido no anterior congresso, com um reforço, que admitiu sempre "muito difícil", no número de mulheres.

O XXI congresso nacional do PCP realiza-se no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, sob o lema "Organizar, Lutar, Avançar - Democracia e Socialismo", com metade dos delegados (600) e segundo medidas sanitárias especiais devido à epidemia de covid-19.
pub