Hospitais de Coimbra reforçam coesão da saúde na região Centro

por Lusa

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) assinou hoje 15 protocolos com entidades hospitalares da região Centro, do Algarve e da Região Autónoma da Madeira, numa iniciativa que visa o reforço da cooperação e coesão em saúde.

O presidente do conselho de administração dos CHUC, Martins Nunes, congratulou-se por ter sido "possível juntar, hoje, pela primeira vez, todos os hospitais da Região Centro numa mesma missão, com o mesmo objetivo e num mesmo protocolo de colaboração para o bem dos doentes".

"Estamos muito esperançados neste novo tempo que hoje começa e temos a certeza de que o Governo nos irá ajudar a consolidar as nossas instituições, tornando-as mais robustas para enfrentar os desafios que se colocam, seja no acesso atempado, na inovação, na capacidade para nos tornarmos cada vez mais eficientes e mais próximos dos cidadãos", disse o responsável, numa cerimónia presidida pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

A Região Centro tem 85 centros de saúde e 10 hospitais, perfazendo um total de 4.712 camas hospitalares e mais de 2.000 camas de cuidados continuados.

"O conjunto de protocolos que hoje aqui assinamos reforça a coesão entre as instituições e dá um sinal muito positivo da nossa ambição em estar na linha da frente", sublinhou Martins Nunes, salientando que o CHUC, "hospital português com maior número de Centros de Referência, passa a ser uma mais-valia para os restantes hospitais da Região".

Além de envolver os 10 hospitais do Centro, os protocolos de cooperação assinados abrangem ainda projetos de investigação, um deles para estudar o impacto de células estaminais na recuperação de vítimas de AVC.

Este projeto envolve, além do CHUC, o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNBC), o Hospital Rovisco Pais e a Crioestaminal.

A investigação consiste no desenvolvimento de um ensaio piloto para avaliar o efeito terapêutico de células estaminais em pacientes com AVC [acidente vascular cerebral] e testar também o efeito terapêutico de derivados de células em ensaios pré-clínicos [teste em modelos animais].

O CHUC vai também cooperar com o Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Saúde, que hoje esteve representado na cerimónia pelo secretário de Estado Regional, através de 16 médicos ortopedistas e oito anestesistas.

Os médicos vão deslocar-se à Madeira todos os fins de semana, em grupos de três: dois ortopedistas e um anestesista.

 

Tópicos
pub