Hospital de Braga volta a encerrar urgência de obstetrícia

por RTP
Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga - Facebook

O serviço encerrou esta quarta-feira às 8h00 e reabre só na quinta-feira, à mesma hora. A administração do hospital de Braga justifica a decisão com a falta de médicos no Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia e avisa que o cenário pode repetir-se no próximo domingo.

Em comunicado, o Hospital de Braga explica que o serviço ficará encerrado durante 24 horas “pela impossibilidade de se completarem as escalas de trabalho necessárias”.

Assim, a urgência de Ginecologia e Obstetrícia estará encerrada entre as 8h00 e 22 de junho e as 8h00 de 23 de junho.

Em caso de urgência, os utentes “devem contactar a Linha SNS 24 (808 24 24 24)”.

O hospital apela ainda aos utentes para que se dirijam a outros hospitais da região, nomeadamente os hospitais de Guimarães, Famalicão e Viana do Castelo.
Os casos “de maior complexidade” deverão ser encaminhados para o Hospital de São João, no Porto.
Serviço pode falhar também no domingo
O hospital assinala ainda que o funcionamento da urgência da especialidade está assegurado para “todos os dias, excetuando domingo, dia 26 de junho”.

Na comunicação, os responsáveis hospitalares salientam no entanto “que as escalas não se encontram fechadas” e que o Conselho de Administração “está a envidar todos os esforços” para assegurar o funcionamento do serviço de urgência no próximo domingo.

De assinalar que a urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga já esteve encerrado em períodos idênticos na semana passada, também por falta de especialistas.

O serviço encerrou de sexta-feira (17 de junho) para sábado (18), por 24 horas, e de domingo (19 de junho) para segunda-feira (20), também durante 24 horas.
Tópicos
pub