Incêndio de Mação com três frentes e muitos "pontos quentes"

por RTP
A porta-voz da Proteção Civil adiantou ainda que as previsões meteorológicas se mantêm desfavoráveis para os trabalhos de combate às chamas Paulo Cunha - Lusa

A Autoridade Nacional de Proteção Civil destacava esta manhã os incêndios de Mação (Santarém) e de Gavião (Portalegre) como os mais preocupantes.

Patrícia Gaspar, ajunta de operações da Proteção Civil, referiu que em Mação o sistema operacional está dividido em sectores, cada um para uma de três frentes ativas.A Proteção Civil vai reunir-se nas próximas horas para decidir se se mantém o nível de alerta especial laranja ou se haverá lugar a uma revisão.


Às 9h00 uma das frentes tinha 100 metros e as outras duas 200. Há ainda muitos "pontos quentes" que vão exigir um trabalho muito demorado e com recurso a maquinaria pesada - máquinas de rasto - e à intervenção de meios aéreos.

A porta-voz da Autoridade Nacional de Proteção Civil adiantou ainda que as previsões meteorológicas se mantêm desfavoráveis para os trabalhos de combate às chamas, sobretudo devido ao vento.

Desde as 0h00 desta sexta-feira já deflagraram 21 incêndios e estão neste momento em curso cinco, com três ocorrências mais significativas a ser acompanhadas pelas autoridades: os fogos de Mação e Gavião e um incêndio em Vieira do Minho, Braga, com uma frente ativa, mas que até ao momento não tem "pontos críticos identificados".
Tópicos
pub