Fogo destrói pavilhão de fábrica de bicicletas em Sangalhos

por Lusa
A fábrica foi na última noite tomada pelas chamas D.R.-Facebook

Um incêndio violento destruiu o pavilhão principal da fábrica de bicicletas Esmaltina, localizada em Sangalhos, no concelho de Anadia (Aveiro), apesar dos esforços de mais de 90 operacionais presentes no local, adiantou fonte da Proteção Civil.

"A fábrica foi toda tomada pelas chamas", disse no início à agência Lusa o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro.

Pelas 00h51 desta sexta-feira, segundo o "site" na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), estavam 92 operacionais, apoiados por 30 veículos, no local. Relatos e vídeos nas redes sociais apontavam para a destruição das unidades de produção de uma das mais antigas empresas de bicicletas do país.

A ANEPC indica ainda que recebeu o alerta para o incêndio às 23h19.

O fogo foi dado como dominado às 3h28, informou a mesma fonte.

Apesar dos esforços de cerca de uma centena de operacionais, as chamas consumiram "o pavilhão principal" da fábrica, acrescentou a mesma fonte.

Fundada em 1970, a Esmaltina tem um volume de faturação de cerca de 10 milhões de euros e emprega atualmente pouco mais de 50 pessoas. Produz cerca de 200 mil veículos por ano, sobretudo para o mercado ibérico.

"A Esmaltina já produziu mais de três milhões de bicicletas para os seus clientes na Europa, África e América do Sul", lê-se no "site" na Internet da empresa.
pub