Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Serra da Estrela. Fogo afeta quatro municípios

por RTP

Incêndio da Serra da estrela evoluiu em quatro municípios, com o perímetro da Covilhã, ponto inicial da ignição, em "consolidação de rescaldo" embora ainda exista "muito trabalho" pela frente, anunciou a Autoridade da Proteção Civil em conferência de imprensa.

Municípios de Manteigas, Guarda e Gouveia são os que centram os principais esforços de combate, "com uma extensa frente com dois flancos muito ativos".

A distância entre estes e a cabeça do incêndio obriga a "uma atenção redobrada e reposicionamento dos meios", explicou o comandante de Lisboa e vale do Tejo, Elísio Oliveira, lamentando a impossibilidade por motivos técnicos de utilizar os aviões Canadair, próprios para combater incêndios de montanha.

A Proteção Civil anuncia ainda "uma noite difícil", com o combate a estender-se ainda ao longo de quinta-feira.

O incêndio, que já vai no quinto dia depois de ter deflagrado na madrugada de sábado, está ainda a ser combatido por quase 1200 operacionais e cinco meios aéreos, vai mobilizar nas próximas horas operacionais que já estão a caminho oriundos "de todo o país", assim como máquinas de arrasto e outros meios.

O comandante agradeceu ainda a cooperação das autarquias, da GNR e das próprias populações no combate às chamas.
pub