Incêndio. Três concelhos do distrito de Bragança em risco máximo

por Lusa

Os concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro e Vimioso, no distrito de Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também 18 concelhos de Bragança, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Faro em risco muito elevado de incêndio.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu muito nublado e períodos de chuva ou aguaceiros, que podem ser localmente intensos e acompanhados de trovoadas.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, sendo por vezes forte nas terras altas, neblina matinal, pequena descida da temperatura mínima no interior e descida da máxima.

Para a região sul, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde, e períodos de chuva fraca até meio da tarde, mais frequentes no litoral oeste.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante sul, sendo por vezes forte nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida de temperatura.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (na Guarda) e os 21 (em Aveiro) e as máximas entre os 22 (na Guarda) e os 29 (em Évora e Beja).

Tópicos
pub