Incêndio de Mação obriga a reforço de meios

por RTP

A ministra da Administração Interna anunciou uma mobilização de meios vindos de outros distritos para o incêndio de Mação, fazendo com que passem a estar envolvidos "até mil operacionais". Mação e Vila de Rei eram na última noite as ocorrências que motivavam maior preocupação por parte das autoridades. Constança Urbano de Sousa revelou que em 2017 foram efetuadas já 91 detenções de suspeitos de estarem na origem de incêndios.

Ao início da noite as chamas tinham chegado ao perímetro urbano de Mação. Às 23h00, a ministra da Administração Interna esteve na sede da Autoridade Nacional da Proteção Civil, onde anunciou o reforço de meios para aquela zona.

À meia-noite, estavam já no local 796 operacionais, apoiados por 237 viaturas.

A ministra reforçou que na quarta-feira e até àquele momento tinham deflagrado 184 incêndios, voltando a colocar a tónica no facto de muitos incêndios começarem ao fim da tarde e noite.
Recorde de detenções
Constança Urbano de Sousa realçou que este ano já foram efetuadas 91 detenções de suspeitos de estarem na origem de incêndios, quer de forma intencional, quer de forma negligente. Um “recorde de detenções”, afirma.

A ministra não tem dúvidas de que a mão humana está origem de muitos dos incêndios que têm atingindo o país. Quando questionada sobre a existência de uma eventual rede criminosa, Constança Urbano de Sousa disse que não pode antecipar o que está a ser investigado pela polícia.

A MAI reforçou o apelo a um comportamento atento das populações, dando como exemplo o caso de um homem que esta quarta-feira transportou na carrinha brasas e que provocou seis incêndios, uns a seguir aos outros.

Tópicos
pub