Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Incêndios intensificam-se e levam ao corte de estradas no interior do país

por RTP
Rafael Marchante - Reuters

O autarca de Mação está angustiado com a situação dos incêndios no concelho. "Há muitas aldeias em risco, muitas habitações em risco e temos de preservar vidas humanas", adiantou à RTP Vasco Estrela.

O incêndio que está a preocupar mais as autoridades é o de Mação. Está ainda sem controlo e as chamas tem ameaçado várias casas.

O presidente da câmara de Mação diz que a situação é completamente incontrolável. "É uma situação dantesca o que estamos a viver e um sentimento de impotência indescritível. Só se pode pedir que as pessoas tenham coragem".

O autarca não escondeu a grande preocupação que tem e adianta que infelizmente haverá mais aldeias a ser evacuadas.

“Há essa necessidade de evacuar aldeias, que é o que tem sido feito ao longo dos últimos dias e, neste momento, estamos já a preparar mais evacuações porque vai haver necessidade. Temos o problema de Frei João, que já foi parte evacuada".
Localidades rodeadas pelo fogo
"Vamos ter um problema em Sarnadas. Maxieira pode ser outra situação problemática. Na Sanguinheira não foi possível evacuar mas apesar da localidade estar rodeada de fogo, há lá bombeiros e meios humanos, que me dizem, suficientes para defender aquela localidade", explicou ainda Vasco Estrela.

O autarca de Mação pondera mesmo decretar o estado de emergência, salientando que "nenhum concelho merece isto. Estamos muito angustiados com esta situação de calamidade que está a acontecer".

O vento e o calor levaram já a diversas reativações, que se transformaram numa violenta frente de fogo, tudo isto depois de uma noite dificil.

O fogo que começou há quase dois dias no concelho da Sertã, mobiliza mais de mil operacionais, apoiados por 326 viaturas e nove meios aéreos nacionais e dois de Espanha.

Os 135 habitantes retirados na segunda-feira das aldeias do concelho de Mação estão no centro Desportivo de Carvoeiro e só regressam às suas localidades quando estiverem reunidas as condições de segurança.

A proteção civil garante que há bombeiros no interior das aldeias e, se for necessário, outros habitantes serão retirados.

A Estrada Nacional 3, no concelho de Vila Velha de Ródão, e a Estrada Regional 351, em Proença-a-Nova, ambas no distrito de Castelo Branco, estão cortadas ao trânsito devido aos incêndios na zona.As altas temperaturas, o vento forte e a dispersão dos meios no terreno estão a dificultar o combate ao incêndio, que já tem várias frentes ativas e continuam a gerar preocupação.
Tópicos
pub