Lorenzo. Governo dos Açores pede apoios financeiros do Estado e da UE

por Lusa

O governo açoriano pediu ajuda financeira ao Estado devido à passagem do furacão "Lorenzo" e a ativação do Fundo de Solidariedade da União Europeia com vista a um apoio correspondente a 2,5% dos prejuízos, foi hoje anunciado.

Numa conferência de imprensa em Ponta Delgada, o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, anunciou que o executivo decidiu na passada sexta-feira, entre outras medidas, "decretar a situação de calamidade pública regional, prevista na lei sempre que se verifiquem acontecimentos graves provocados pela ação da natureza, que causem elevados prejuízos materiais".

Foi também decidido solicitar que seja acionada a solidariedade do Estado para com a região nos termos da Lei das Finanças das Regiões Autónomas.

O objetivo é obter "os meios financeiros necessários para a reconstrução e recuperação, nomeadamente de infraestruturas".

O pedido de ativação do Fundo de Solidariedade à União Europeia é feito através do Estado português.

Vasco Cordeiro (PS) disse ter já enviado uma carta ao primeiro-ministro, António Costa, com estas solicitações, tendo o chefe do Governo da República agendado uma reunião para o próximo dia 21 de outubro.

Em causa estão prejuízos de cerca de 330 milhões de euros, conforme anunciou hoje o presidente do Governo dos Açores.

O furacão "Lorenzo" passou pela região no passado dia 02 de outubro.

Tópicos
pub