Mais de 90 concelhos de 10 distritos do continente em risco máximo de incêndio

por Lusa
GNR

Mais de 90 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos do continente (18) em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até quinta-feira.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou as regiões montanhosas da ilha da Madeira sob aviso vermelho até às 18:00 de terça-feira.

As costas sul e norte da Madeira e o Porto Santo encontram-se sob aviso laranja devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima até terça-feira.

Também devido ao tempo quente, o IPMA colocou sob aviso laranja o distrito de Faro até às 18:00 de hoje.

Os distritos de Beja, Évora, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Bragança, Vila Real e Braga sob aviso amarelo também devido ao tempo quente até às 18:00 de hoje.

O IPMA prevê para hoje no continente continuação de tempo quente com céu geralmente limpo, apresentando-se temporariamente nublado em alguns locais do litoral Centro até ao início da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, sendo temporariamente de sudoeste no sotavento algarvio no início da tarde, tornando-se moderado a forte de noroeste durante a tarde, com rajadas até 60 quilómetros por hora (km/h) no litoral oeste e nas terras altas.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Centro e pequena descida de temperatura, em especial nas regiões Centro e Sul.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13 graus Celsius (em Bragança, Porto e Leiria) e os 24 (em Faro) e as máximas entre os 24 (em Aveiro) e os 40 (em Faro).

O IPMA prevê também para o arquipélago da Madeira tempo quente com céu pouco nublado ou limpo.

Está também previsto, vento fraco a moderado de nordeste, soprando moderado a forte, com rajadas até 60 km/h, nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira, e pequena subida de temperatura.

No Funchal as temperaturas vão oscilar entre os 26 e os 33 graus e no Porto Santo entre os 22 e os 27.

Tópicos
pub