Mais de mil operacionais combatem fogos em cinco distritos

por Lusa

Mais de mil operacionais combatiam, ao início da madrugada de hoje, sete grandes incêndios nos distritos de Braga, Viseu, Lisboa, Leiria e Aveiro, dois dos quais dados como dominados, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Segundo o `site` da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), pelas 02:20, o incêndio que deflagrou ao final da tarde de domingo em Celorico de Basto, no distrito de Braga, mobilizava o maior número de meios, juntando 219 operacionais e 69 veículos no combate a três frentes.

Idêntico número de operacionais -- 214 homens e 69 viaturas -- combatiam o fogo em Porto de Mós, no distrito de Leiria, que lavra desde a tarde de domingo e que, pela mesma hora, tinha duas frentes.

No distrito de Viseu estavam em curso dois grandes incêndios, ambos no concelho de Resende, pelas 02:10. O da freguesia de Ovadas e Panchorra, que deflagrou na manhã de domingo, mobilizava 140 operacionais e 37 meios terrestres; enquanto o de São Martinho de Mouros, também com duas frentes, que deflagrou na madrugada de quinta-feira, reunia 127 homens e 26 viaturas.

No concelho de Cadaval, no distrito de Lisboa, pelas 02:20, encontravam-se no terreno 75 operacionais apoiados por 21 viaturas no combate ao incêndio, com uma frente, que deflagrou na noite de domingo.

Cerca de 260 operacionais mantinham-se ainda no terreno, pela mesma hora, em Santa Maria da Feira (Aveiro) e Cabeceiras de Basto (Braga) devido a dois incêndios que entraram em fase de resolução na noite de domingo, segundo indicou fonte da ANPC.

Tópicos
pub