Marcelo elogia capacidade de resposta do Hospital de Viseu

por Lusa

Viseu, 14 jan (Lusa) -- O Presidente da República elogiou hoje a capacidade de resposta "tão rápida" dos profissionais do Hospital de Viseu, onde estão internadas vítimas do incêndio de uma associação de Tondela, afirmando que merecem "um louvor e um agradecimento".

"Os profissionais de saúde têm sido espetaculares. A capacidade de resposta tão rápida a um número concentrado de pessoas que aqui chegou merece um louvor e agradecimento", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Em declarações aos jornalistas após visitar quatro dos mais de dez feridos da explosão ocorrida na noite de sábado na Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha, em Tondela, que ali estão internados, Marcelo congratulou-se com o estado de saúde dos mesmos.

"Estão bem", sublinhou, destacando o facto de dois deles, que faziam equipa no jogo de sueca que disputavam na noite da explosão, se encontrarem "frente a frente" naquele quarto da unidade hospitalar.

"Estão juntos na vida, quer a jogar quer no hospital", afirmou, acrescentando ter verificado que "estavam cheios de força" e "fisicamente a recuperar muito bem".

Marcelo disse ainda que lhes deu ânimo, mas que também recebeu ânimo destes dois feridos.

O chefe de Estado chegou ao Hospital de Viseu quando faltavam poucos minutos para as 16:00, depois de já ter hoje passado por Vila Nova da Rainha, onde pediu à população que não desmobilize e seja solidária com as vítimas do incêndio que fez pelo menos oito mortos e 38 feridos.

Numa intervenção pública, junto a uma capela de Vila Nova da Rainha, onde se localiza a associação, Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se à assistência onde se incluíam alguns familiares e amigos das vítimas, lembrando que a primeira solidariedade na sequência do incêndio foi da população local, que acorreu na tentativa de socorrer quem tentava fugir das chamas.

JAP(JLS/AMF) // CSJ

Tópicos
pub