Marcelo. Mais importante que número de infetados é "o número de mortos"

por RTP

O Presidente da República considerou esta tarde no Algarve que não se deve "falar de um número mágico a partir do qual há esta ou aquela medida", mas antes "uma conjugação de fatores" que devem ser analisados.

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou contudo que "há números que são muito importantes", com destaque para o número de óbitos.

"O mais importante é o número de mortos, em termos absolutos e em termos comprados" quanto a situações já vividas em Portugal e noutros países. Seguem-se "o número de internados e em particular de cuidados intensivos".

Estes são, para o Presidente, números com maior relevo "do que o de número de infetados" com o novo coronavírus.

Marcelo falava aos jornalistas antes de um jantar de trabalho com autarcas da região Algarvia, e expressou ainda vontade de ver consenso na sociedade portuguesa, quanto às medidas de combate à pandemia e quanto a um equilíbrio nos investimentos na Saúde e proteção da vida e na Economia.

O Presidente deixou algumas palavras de apoio ao pessoal dos serviços de Saúde, pelo empenho e sublinhando a exaustão dos últimos meses e considerou que esta é ocasião para se fazer o debate e concluir se "há ou não profissionais em número suficiente" no setor, quando se antevê um próximo ano difícil.

pub