Marcelo relembra que verão depende de cada um de nós

por RTP

Foto: Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa relembrou esta segunda-feira que depende de cada um de nós termos verão dentro de poucos meses.

"Estamos a viver isto em conjunto, estamos metidos no mesmo barco" e "todos desejamos chegar a bom porto", o que significa podermos ter "um verão e um outono que correspondam a uma mudança clara relativamente à pandemia que vivemos", declarou o Presidente da República.

"Cada um de nós, cada português e cada portuguesa, naquilo que faz ou não faz, na forma como vive este período de confinamento, pode ajudar muito ou ajudar pouco a acelerar este processo", explicou.

Quanto ao plano de desconfinamento, que prevê cobrir o mês de abril e maio, o chefe de Estado afirmou que "vamos fazendo os passos que é possível fazer, a pensar no futuro" e desejando que cada mês seja melhor que o seguinte.

Falando numa visita a uma escola em Lisboa, no dia em que os alunos do ensino secundário regressam ao ensino presencial, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que "a educação é o primeiro passo, sempre".

"Tudo começa na educação. Depois da educação há a economia, há a sociedade, há a política, mas tudo começa na educação", disse, defendendo que a reabertura de hoje "é um sinal de esperança, de confiança, de certeza no futuro".

O Presidente relembrou ainda que a comunidade escolar está a ser testada em massa. "Esta garantia da testagem acompanhada da garantia da vacinação, no último fim de semana, de quase 200 mil professores, dá solidez aos passos que todos desejamos que sejam firmes e tenham futuro de desconfinamento, de abertura progressiva da sociedade portuguesa", acrescentou.
pub