Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Marcha lenta junta uma centena de tratores agrícolas

por Lusa
Uma centena de tratores sai à estrada em protesto contra os aumentos nos fatores de produção, combustíveis e energia Paulo Novais-Lusa

Uma centena de tratores agrícolas são esperados esta quarta-feira numa marcha lenta entre a Lourinhã e Caldas da Rainha, em protesto contra os aumentos nos fatores de produção, combustíveis e energia.

O protesto é organizado pela Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste, a Louricoop, a Adega Cooperativa da Lourinhã e a Cooperativa Agrícola de Peniche, que têm reunião marcada à tarde com o secretário de Estado da Agricultura.

Entre março de 2021 e março deste ano, os custos com os fatores de produção aumentaram 166,5% e a eletricidade, necessária para combater o período de seca, 28,7%, segundo estas organizações.

No primeiro trimestre deste ano, acrescentaram, o gasóleo simples aumentou 33% e o gasóleo verde 43%, sendo indispensáveis às tarefas mecanizadas e à rega na agricultura, assim como às atividades logísticas do setor.

Com a marcha lenta, os agricultores pretendem “sensibilizar a opinião pública para a real situação do setor”, sublinhando que os agricultores estão a “atravessar um momento como ninguém viu”.

pub