Mau tempo. Apoios do Estado aos municípios afetados em "função do levantamento de danos"

por RTP

O Governo reuniu, esta sexta-feira, com os autarcas dos municípios mais afetados pelo mau tempo nos últimos dias, para avaliar o impacto dos estragos. A ministra da Presidência afirmou que é necessário fazer "um levantamento" para decidir que apoios e respostas são prioritários.

O Governo vai apoiar os municípios da Grande Lisboa afetados pelo mau tempo desde quarta-feira à noite, devendo as autarquias fazer o levantamento dos prejuízos até, no máximo, 15 de janeiro.

"Os apoios dependem sempre do levantamento dos danos", disse Mariana Vieira da Silva, salientando que os municípios, em articulação com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo, deverão avaliar os prejuízos, se possível, até ao final do ano, tendo ficado como data limite o dia 15 de janeiro.

O levantamento de danos será realizada pelas câmaras municipais e os apoios distribuídos do Estado "em função dos danos".

"É preciso de fazer um levantamento de danos", repetiu Mariana Vieira da Silva, acrescentando que é necessário aguardar pelo tempo necessário para ter esses dados.

pub