Mau tempo faz estragos a norte e condiciona aeroporto Francisco Sá Carneiro

por RTP
A Proteção Civil tem registo de mais de três centenas de ocorrências no distrito do Porto e 41 em Braga Twitter

A intensa queda de chuva que se verificou este sábado no norte do país causou inundações em estradas e habitações no Porto e em Braga, acabando mesmo por condicionar as operações do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. A Proteção Civil tem registo de mais de 340 ocorrências em ambos os distritos.

Até às 16h30, no distrito do Porto, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil havia registado 307 ocorrências. Outras 41 tiveram lugar em Braga.Mesmo depois de a chuva ter parado, os escoamentos continuavam a motivar preocupação a norte.


Os concelhos mais atingidos pelos efeitos da chuva, no distrito do Porto, foram a Maia e Matosinhos, com diversas estradas secundárias inundadas, assim como veículos, garagens e habitações.

Na Maia, confirmou ainda a Proteção Civil, a chuva inundou o acesso à porta de um centro comercial, retendo as pessoas que ali se encontravam. Outra das estruturas inundadas foi o túnel de Paranhos.

A circulação esteve interrompida na A28, junto à Ponte de Leça da Palmeira e do porto de Leixões.

Em Braga, a subida do caudal do Rio Este deixou submersos alguns carros na via pública e outros parqueados em garagens.
Aeroporto do Porto condicionado

Ao início da tarde, segundo informações da ANA Aeroporto, as “condições meteorológicas adversas” tinham já levado ao desvio de pelo menos nove voos no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

O voo das 11h10 com origem de Frankfurt, na Alemanha, assegurado pela Lufthansa, foi desviado, tal como a ligação das 11h35 da Ilha Terceira, nos Açores, pela Ryanair.

Foram ainda desviados os voos das 11h50 de Milão/Bérgamo, da Ryanair, das 11h50 de Londres, também da Ryanair, e o voo das 11h55 de Nantes, da Easyjet.

A ligação das 11h55 de Toronto, da Azores Airlines, foi igualmente desviada, assim como o voo das 12h00 de Manchester, da Ryanair, e o voo das 12h45 de Veneza, da Ryanair.

Das 11h00 às 13h33 deste sábado, só três voos (Lisboa, Paris e Génova) tiveram ordem para aterrar no Porto.

c/ Lusa
Tópicos
pub