Mau tempo. Gisele coloca Portugal sob aviso amarelo

por RTP
Reuters

Todos os distritos do continente estão esta quarta-feira sob aviso amarelo. Há previsão de vento e agitação marítima, com as ondas a chegar aos cinco metros. Nas terras altas estão previstas rajadas de vento até aos 100 quilómetros por hora.

Todos os distritos de Portugal continental estão esta quarta-feira sob aviso amarelo, uns devido a agitação marítima e outros por causa da chuva e vento forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Bragança, Vila Real, Porto, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra e Castelo Branco estão sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte, passando a regime de aguaceiros, por vezes fortes e de granizo e condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

Estes distritos vão também sob aviso amarelo devido ao vento forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora, podendo atingir os 100 quilómetros por hora nas terras altas.
Agitação Marítima
Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje toda a costa portuguesa sob aviso amarelo até sexta-feira.

O IPMA prevê ondas de oeste com 4 a 5 metros, passando gradualmente a ondas de noroeste.

O Instituto prevê para esta quarta-feira no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir da tarde, e que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

Está também prevista queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para 1000/1200 metros.

A previsão aponta ainda para vento moderado a forte do quadrante sul, soprando temporariamente com rajadas até 90 quilómetros por hora, em especial no litoral, e sendo forte nas terras altas, com rajadas até 110 quilómetros por hora, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde e pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 4 graus (na Guarda) e os 12 (em Faro, Santarém e Lisboa) e as máximas entre os 10 graus Celsius (na Guarda) e os 17 (em Faro e Santarém).
Barras fechadas
Cinco barras de Portugal continental estão esta quarta-feira fechadas à navegação e seis estão condicionadas devido à previsão de forte agitação marítima, segundo a Marinha Portuguesa. Estão fechadas à navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Esposende e Ericeira.

A Marinha indica que as barras marítimas da Póvoa do Varzim e Vila do Conde estão condicionadas a embarcações de calado superior a dois metros, devendo a barra ser utilizada duas horas antes e duas horas depois da preia-mar.

As barras marítimas do Douro e de Aveiro estão condicionadas a embarcações de comprimento inferior a 11 e 15 metros, respetivamente. A barra de São Martinho do Porto está condicionada devido a assoreamento.

Nos Açores, está condicionada a barra do porto da Horta, na ilha do Faial.
Proteção Civil alerta
Ainda na terça-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou para o agravamento das condições meteorológicas na quarta-feira, com precipitação, intensificação do vento, queda de neve e agitação marítima.

"Prevê-se a ocorrência de precipitação, vento forte (ao longo do dia) e queda de neve a partir da cota dos 1800 metros, diminuindo (a partir da tarde) para a cota dos 1000 metros, nas regiões centro e norte", referiu a ANPC em comunicado.

Segundo o documento, a precipitação acumulada poderá atingir 30 mm entre as 00:00 e as 12:00 e 40 mm nas 12 horas seguintes, especialmente a norte do Tejo.

"O vento pode atingir rajadas máximas de 100 quilómetros/hora, podendo ser pontualmente superior nas zonas mais expostas ou elevadas", acrescenta.

A ANPC alertou que devido ao agravamento das condições meteorológicas podem ocorrer danos em estruturas, queda de árvores, cheias rápidas em meio urbano, formação de lençóis de água, desabamentos ou acidentes na orla costeira, aconselhando a população a adotar os comportamentos adequados.

c/ Lusa
pub