Médicos defendem reestruturação de rede de pediatria

por Antena 1

Foto: Eloisa Lopez/Reuters

O presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos afirma que há falta de pediatras em Portugal. Alexandre Valentim Lourenço defende que é preciso reestruturar toda a rede de pediatria do país de forma a garantir cuidados de saúde mais eficientes.

A escassez de médicos pediatras em Portugal deve-se aos "poucos médicos" que entraram na universidade há cerca de 25 anos, explica Alexandre Valentim Lourenço.

Na altura entraram apenas 200 médicos para o país todo, "para as 50 especialidades que existem". Atualmente, há um "grupo muito baixo de especialistas em todas as especialidades" e a "pediatria é uma das especialidades que precisa de maiores números nos hospitais".

Para o presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos é, por isso, urgente alterar a forma como os serviços estão organizados.
Na mesma altura em que a falta de pediatras se faz sentir, também, em Torres Vedras, no Centro Hospitalar do Oeste, Alexandre Valentim Lourenço sublinha que seria importante "reestruturar" a rede de pediatras em Portugal para colmatar a falta de especialistas.
pub