Médicos do Centro elogiam auditoria ao acesso a cuidados de saúde

por Lusa

Coimbra, 23 out (Lusa) - A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) elogiou a decisão do Ministério da Saúde de avançar com uma auditoria interna à Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Em comunicado enviado à agência Lusa, a estrutura regional da Ordem dos Médicos, presidida por Carlos Cortes, realça que o ACSS é "precisamente o organismo visado pelo Tribunal de Contas na manipulação dos indicadores dos tempos de espera de consultas hospitalares e cirurgias programadas".

"Em nome da verdade, é urgente conhecer os números mesmo antes do resultado das averiguações do grupo técnico independente criado para avaliar os sistemas de informação na saúde", defende o presidente da SRCOM, citado na nota.

Para Carlos Cortes, "é imperioso conhecer a realidade da região Centro" nesta matéria.

"A auditoria do Tribunal de Contas veio dar razão às nossas denúncias. É crucial que os dados de acesso aos cuidados de saúde sejam fiáveis. Não podemos desvalorizar o sofrimento dos doentes com manobras administrativas e é fundamental que o Ministério da Saúde não corte a sua relação de verdade com os portugueses", sublinha.

A Ordem dos Médicos do Centro "insiste no pedido de divulgação dos indicadores corretos" dos tempos de espera de consultas hospitalares e cirurgias programadas no Serviço Nacional de Saúde.

Tópicos
pub