Ministério da Agricultura coordena distribuição de alimentos para animais em zonas afetadas

por Lusa

O Ministério da Agricultura, em comunicado hoje divulgado, informou estar a coordenar a distribuição de alimentos para os animais das zonas afetadas pelos incêndios nos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra e Pedrogão Grande.

A Companhia das Lezírias e a CAP -- Confederação dos Agricultores de Portugal disponibilizaram 60 toneladas de fardos de palha e feno, enquanto a IACA -- Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais disponibilizou 50 toneladas de alimentos compostos, fornecidos por 16 empresas associadas, alimentos que se destinam a animais de produção e também a animais de companhia.

O ministério prevê que a Companhia das Lezírias e a CAP venham a disponibilizar, "a curto prazo, mais 90 toneladas" de fardos de feno nos concelhos onde se verifiquem maiores carências.

Os técnicos do Ministério da Agricultura estão no terreno a fazer o levantamento dos prejuízos, para o Governo acionar as medidas de apoio aos agricultores e à floresta desencadeadas na sequência dos incêndios.

O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 200 feridos.

O fogo começou em Escalos Fundeiros, e alastrou depois a Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria.

Desde então, as chamas chegaram aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra.

Este incêndio já consumiu cerca de 30 mil hectares de floresta, de acordo com dados do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais.

 

Tópicos
pub