Ministério Público anuncia abertura de inquérito sobre fogos na Madeira

por Lusa

Funchal, 19 jul (Lusa) -- O Ministério Público do Funchal abriu um inquérito na sequência do incêndio que começou na quarta-feira no concelho do Funchal e alastrou a Santa Cruz, informa hoje a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL) na sua página na Internet.

"Relativamente aos incêndios de ontem [quarta-feira], que continuam a lavrar hoje, no Funchal e Santa Cruz, informa-se estar já instaurado o inquérito nº 324/12.4JAFUN, com investigação a cargo da Polícia Judiciária, tendo igualmente sido elaborado expediente relativo aos incêndios que lavram na área da comarca da Ponta do Sol, ainda sem número de registo", refere a PGDL.

O coordenador da Polícia Judiciária do Funchal, Ricardo Silva, disse ao início da madrugada de hoje à Lusa que todo o Departamento de Investigação Criminal está mobilizado para apurar as circunstâncias em que ocorreu o incêndio com origem no Palheiro Ferreiro, concelho do Funchal.

"Neste momento, o que posso dizer é que o departamento está totalmente mobilizado e estamos a investigar", afirmou Ricardo Silva.

O coordenador do Departamento do Funchal salientou não poder adiantar mais nada sobre a origem do incêndio.

"Não posso fazer qualquer avaliação, se se trata de acidente ou de incêndio doloso", referiu, exemplificando com o facto de o fogo "ainda não estar controlado", pelo que os inspetores da PJ "não têm acesso a todas as zonas".

Na Internet, a PGDL acrescenta que, "relativamente ao incêndio de 2010, que devastou grande parte de área natural da Madeira e que foi investigado pela Polícia Judiciária, que houve detenção de uma pessoa por suspeitas de fogo posto".

"No inquérito nº 329/10.0JAFUN relativo a esses factos, foi já deduzida acusação em processo comum colectivo, em 09.03.2012, contra um arguido, pelo crime de incêndio florestal", adianta a PGDL.

Neste incêndio, em agosto de 2010, 95 por cento dos 102 hectares do Parque Ecológico do Funchal arderam.

Tópicos
pub