Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Ministério Público arquiva inquérito à morte de jovem vítima de aneurisma

por RTP
David Duarte morreu no Hospital de São José, em Lisboa, a 14 de dezembro de 2015 Pedro A. Pina - RTP

O Ministério Público decidiu-se pelo arquivamento da investigação à morte de David Duarte. O jovem de 29 anos sucumbiu no final de 2015 a um aneurisma cerebral roto no Hospital de São José, em Lisboa, quando aguardava cirurgia por falta de equipa médica.

Em nota publicada no site da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa pode ler-se que o Ministério Público “determinou o arquivamento da participação pelos crimes de recusa de médico, intervenções e tratamentos médico-cirúrgicos e homicídio por negligência contra os profissionais de saúde e decisores políticos, relativamente ao falecimento de um jovem, ocorrido no Hospital de S. José, no dia 14 de Dezembro de 2015, enquanto aguardava por cirurgia a um aneurisma cerebral roto”.O inquérito à morte de David Duarte esteve decorreu na 6ª secção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.

“Relativamente às responsabilidades políticas e civis ou administrativas por parte de dirigentes e administrações regionais ou sectoriais, de Ministérios, entendeu o MP que as mesmas resultam de acto ou omissão no desempenho de cargo ou função e não de ato ilícito, culposo e punível”, acrescenta-se no texto.

O Ministério Público considerou que, “relativamente aos profissionais de saúde, em nenhuma das condutas médicas efetuadas (seja na avaliação, seja no percurso do internamento) resultou indiciado que estes tivessem violado as leges artis”, ou leis da medicina.


Tópicos
pub