Ministério Público interroga marroquino suspeito de pertencer ao Estado Islâmico

por RTP

As autoridades portuguesas interrogam esta quinta-feira um cidadão marroquino suspeito de ligações ao autoproclamado Estado Islâmico. O arguido foi detido na Alemanha e entregue à Polícia Judiciária na sequência de um mandado de detenção europeu emitido pelo DCIAP. O homem tem 63 anos e residiu na zona de Aveiro em 2014.

A Procuradoria-Geral da República anunciou em comunicado que o arguido de nacionalidade marroquina é esta quinta-feira sujeito a interrogatório judicial. O arguido foi detido no âmbito de um inquérito que investiga a prática de crimes de adesão e apoio ao autoproclamado Estado Islâmico.

Segundo a Procuradoria-Geral da República, o cidadão marroquino foi detido em cumprimento de um mandado de detenção europeu emitido pelo DCIAP. O arguido foi detido pelas autoridades alemãs que determinaram a sua entrega às autoridades portuguesas durante a tarde desta quinta-feira.

Também em comunicado, a Polícia Judiciária adianta que o arguido tem 63 anos. A investigação decorre desde 2015, estando a cargo da Unidade Nacional Contra Terrorismo.
Viveu em Aveiro

O arguido é um cidadão de nacionalidade marroquina que viveu na zona de Aveiro em 2014. Com ele vivia outro homem que foi detido em novembro de 2016, em França, por suspeita de estar a preparar um atentado.

Esta primeira detenção foi realizada numa mega operação da polícia francesa em Estrasburgo e Marselha na madrugada de 20 de novembro. Na altura, as autoridades francesas detiveram sete suspeitos que estariam a preparar um atentado em território francês.

O homem agora detido terá na altura conseguido fugir para a Alemanha onde foi detido por crimes de delito comum. Regressa agora a Portugal, a pedido das autoridades lusas, onde será interrogado pelo juíz Carlos Alexandre.

A investigação acredita que este homem terá aderido ao Estado Islâmico e terá ajudado a recrutar e a financiar o terrorismo.

pub