Ministra garante que surtos de Covid-19 nas cadeias estão sob controlo

por RTP

Foto: Mário Cruz - Lusa

O aumento de casos de infeção por SARS-CoV-2 nas prisões, a verificar-se desde outubro, está controlado, garantiu esta segunda-feira a ministra da Justiça.

Francisca Van Dunen foi recebida em audiência pelo Presidente da República no Palácio de Belém, juntamente com a ministra da Saúde, Marta Temido.

Os 435 casos ativos estão separados da restante população populacional das cadeias e estão a ser realizados testes, adiantou Francisca Van Dunen.

A ministra da Justiça sublinhou que o aumento de casos nas prisões reflete o pico registado na sociedade civil, ficando a dever-se às visitas aos reclusos e a funcionários externos às cadeias.

De acordo com Van Dunen, a Direção Geral dos Serviços Prisionais entendeu até agora não ser necessário impor o uso obrigatório de máscara por parte dos detidos nos seus espaços individuais, mas já pediu e aguarda um parecer da DGS sobre a questão.

Os reclusos são obrigados ao uso de máscara quando se deslocam aos serviços médicos ou quando têm aulas, entre outras situações já previstas e implementadas, referiu a ministra da Justiça.
pub