Ministro da Saúde garante que "todos os serviços estão a funcionar em pleno"

por RTP

Foto: Estela Silva - Lusa

O ministro da Saúde recebeu esta segunda-feira o reforço da vacina contra a covid-19 e, aos jornalistas, afirmou que o Governo pretende que até ao Natal estejam vacinadas três milhões de pessoas. Quanto à situação das urgências na região da grande Lisboa, Manuel Pizarro garantiu que os serviços "estão a funcionar em pleno" e que se trata de "uma situação pontual".

"Estamos num belíssimo caminho, há aqui centenas de pessoas a vacinarem-se", disse Manuel Pizarro.

Sobre as urgências, o ministro não considera que haja um "cenário de caos", mas um "cenário de dificuldades", embora as "pessoas estejam a ser atendidas". Por isso, Manuel Pizarro deixou o apelo aos doentes e às famílias por "compreensão" pelo tempo de espera, visto que os serviços de saúde continuam a ser capazes de dar "resposta a todas pessoas" e que "todos os serviços estão todos a funcionar".

"Rejeito o cenário de caos", repetiu.

Segundo o governante, trata-se de uma situação pontual e explica-se que seja em Lisboa porque é a região do país "onde os cuidados de saúde primários têm mais dificuldades". Além disso, este fim de semana houve um pico de afluência às urgências.
pub