Ministro do Ambiente diz que está ultrapassado estado de emergência do caudal do Tejo

por RTP
Imagem de arquivo RTP

Está ultrapassada a emergência no caudal do Tejo. A garantia foi deixada, esta manhã, pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática. Em entrevista à rádio TSF, João Pedro Matos Fernandes afirmou que o Governo de Espanha prometeu resolver a situação da barragem de Cedillo até ao próximo dia 15.

Em declarações à TSF, o ministro do Ambiente garantiu que o Governo espanhol comprometeu-se a compensar o caudal do Rio Tejo até 15 de dezembro.

Devido ao nível de água muito reduzido, do lado português da barragem de Cedilho, o ministro português do ambiente pediu uma reunião urgente ao executivo espanhol. Esse encontro, garante agora João Pedro Matos Fernandes, já aconteceu.
"A reunião foi feita - não por mim, mas pelo nosso embaixador em Madrid -, e Espanha, ao pedido que o Governo português fez, subscrito por mim, respondeu sim e comprometeu-se com a data de 15 de dezembro para estar regularizado", disse o ministro à TSF.

De acordo com Matos Fernandes, para que o caudal esteja regularizado, é preciso chegar à quota 114. Ontem, afirmou, já estava na "quota 109". A evolução está a ser, por isso, favorável, garantiu.

À TSF o ministro acrescentou ainda que uma reunião com o ministro espanhol do Ambiente já não é urgente uma vez que a situação está ultrapassada.

João Pedro Matos Fernandes está em Madrid para participar na cimeira do clima.
pub