Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Municípios dizem estar na hora de criar as regiões

por Lusa

Os municípios consideram que está na hora de "ultrapassar o tabu da regionalização" e vão empenhar-se para a concretização das regiões administrativas, afirmou o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado.

O Conselho Diretivo da Associação Nacional dos Municípios Portugueses reuniu-se hoje em Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, num encontro descentralizado que teve como foco a preparação do XXIV Congresso da organização, que se realiza em 29 e 30 de novembro em Vila Real, em Trás-os-Montes.

No final do encontro, Manuel Machado salientou que o próximo congresso "propicia a discussão política de temas que são muito importantes" para o poder local, como "consolidar a descentralização, afinar os detalhes que ainda é preciso afinar, porque há aperfeiçoamentos muito importantes a introduzir em determinadas componentes setoriais onde as coisas têm de ter um impulso mais forte", nomeadamente nas áreas da educação e da saúde.

Segundo o autarca, esta aposta na "consolidação da descentralização" tem em vista o "grande objetivo" que é a regionalização.

"É tempo de ultrapassar o tabu da regionalização, depois de um referendo - naturalmente pelo referendo, novamente. Empenhar-nos-emos em que a regionalização seja efetivamente realizada no nosso país para o desenvolvimento harmonioso de todo o território nacional, de modo que, sempre com base no poder local democrático, se possam dinamizar novas políticas solidárias integradoras de proximidade pela regionalização democrática", afirmou.

O presidente da ANMP realçou que "isto implica um modelo de desenvolvimento do país" que irá ser discutido no congresso.

"Tudo isto fazemo-lo porque é nossa preocupação permanente desenvolver Portugal, ter um Portugal melhor para todos e mais acolhedor, mais estimulante, mais atento às diversas componentes que afetam a sociedade contemporânea nos dias de hoje, desde a demografia, organização do território, organização do Estado nas suas funções essenciais e as autarquias fazem parte do Estado", salientou.

A discussão no congresso, acrescentou, "será o arranque para um novo fôlego para o processo da regionalização em Portugal".

Outro dos temas que os autarcas querem também desenvolver vai ser a "dignificação do Estatuto dos Eleitos Locais", porque, "para melhoria do regime democrático, é importante desenvolver, aperfeiçoar, atualizar o Estatuto dos Eleitos Locais, que têm sido frequentemente maltratados e injustiçados".

Numa semana em que foi escolhido um novo Governo, Manuel Machado sublinhou que "é a altura de serem tratados condignamente os eleitos locais", que estarão "prontos como sempre" para ajudar Portugal a vencer dificuldades.

"Pessoalmente desejo boa sorte à vida dos governantes, do Governo em geral, porque precisamos de um olhar especial sobre a realidade portuguesa e das políticas públicas a empreender, mas, naturalmente, a decisão, a constituição de um Governo é sempre uma responsabilidade direta do primeiro-ministro, em articulação com o senhor Presidente da República. Nós apoiamos, apoiaremos naquilo que considerarmos justo e merecedor de atenção. O nosso próximo congresso vai ser mesmo um sinal nesse sentido", sublinhou.

A ANMP realiza congressos de dois em dois anos - um logo a seguir às eleições autárquicas, no qual são eleitos os seus dirigentes, e outro a meio do mandato de quatro anos.

Tópicos
pub