Nisa é único incêndio em curso e apresenta "evolução favorável"

por RTP
Rafael Marchante - Reuters

A Proteção Civil deu conta esta manhã que foi possível dominar a quase totalidade dos incêndios que existiam na quinta-feira. O único grande fogo em curso é o de Nisa (Portas do Ródão), que apresenta uma evolução favorável.

Segundo Patrícia Gaspar, a ANPC registou 137 ocorrências na quinta-feira, tendo sido todas resolvidas no mesmo dia. Esta sexta-feira foram já registadas 19 ocorrências.

Apenas o incêndio de Nisa se mantém em curso, estando mobilizados mais de 200 operacionais e 70 veículos. Esta manhã serão mobilizados cinco Canadair para o combate a este fogo.

Neste momento, 118 pessoas permanecem num pavilhão de Nisa, aguardando autorização para regressar a suas casas. A Proteção Civil espera que haja um desagravamento das condições meteorológicas durante o fim de semana.

No entanto, a ANPC mantém o alerta laranja em grande parte dos distritos, explicou a adjunta do comando nacional no briefing desta manhã. Só os distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo se encontram em alerta amarelo.
pub