Nós Lá Fora - Nuno Resende

por José Carlos Lopes

Foto: Nuno Resende

Nuno Resende, com uma vida dedicada ao hóquei em patins, é o responsável por todos os escalões dos italianos do Amatori Lodi.

Aos cinco anos, Nuno Resende começa a praticar hóquei em patins na Sanjoanense.  Aos 16 procura outros desafios, segue para a equipa sénior do Académico da Feira. Joga na Académica de Coimbra, representa a seleção júnior e sagra-se campeão europeu.
 
Pela primeira vez representa a Oliveirense, quer jogar mais minutos, encontra a tranquilidade no Riba de Ave e regressa a Oliveira de Azeméis e por lá fica quatro anos.
 
Destaca a meia-final da Liga dos Campeões como o feito mais importante. Vai para Porto Santo e está lá duas épocas. O Óquei de Barcelos é o próximo desafio, onde atinge o máximo rendimento como jogador.
 
Pela terceira vez representa a Oliveirense. Ganha uma Taça de Portugal como jogador e outra como jogador-treinador. A formação académica em desporto e alto rendimento leva-o naturalmente para a função de treinador.
 
Orienta a Oliveirense durante três épocas, sai e dirige a seleção angolana de sub-20 no mundial. Ainda estava no mundial quando, por intermédio de Luis Sénica, recebe o convite do Matera de Itália.
 
No final da época recebeu o convite para orientar o Amatori Lodi, uma das melhores equipas italianas. Nuno Resende assumiu a formação e a equipa principal do Lodi.  Ganhou a supertaça de Itália.
 
Na passada semana fez três meses em Lodi e prolongou o contrato por mais dois anos.
pub