Novos arguidos no caso dos Comandos

por RTP

É o décimo arguido no caso Comandos. Trata-se do comandante da companhia do curso 127. Rui Passos Monteiro é suspeito de abuso de autoridade agravado pela morte de dois recrutas de 20 anos. Um crime punível com pena de prisão até 16 anos.

É o homem que faltava na cadeia de suspeitos. Rui Passos Monteiros ficou de fora da lista de detidos no caso Comandos e, até hoje, nunca foi ouvido no âmbito do inquérito crime, liderado pela Procuradora Cândida Pilar.

Falou uma única vez ao averiguante do inquérito interno aberto pelo exército, documento que a RTP consultou.

O Comante do curso 127 não admite ter havido excessos de autoridade e poder por qualquer graduado sob o seu comando, assumindo que foram todos escolhidos por si, até mesmo o sargento Ricardo Rodrigues.

Um instrutor que o próprio Exérctio admite ter tido um elevadissímo grau de culpa no caso. No inquérito disciplinar ficou provado o que o programa de investigação da RTP Sexta às 9 tinha avançado em setembro do ano passado, isto é, de que este instrutor que conduzia o grupo dos graduados colocou terra, não na boca, mas segundo o Exército, na face de Hugo Abreu, dizendo-lhe de seguida: "Cospe lá agora!".

O Exército reconheceu a culpa do sargento Rodrigues mas o seu Comandante não. Rui Monteiro, que supervisionava a instrução nada viu. É o próprio a assumir que só soube deste grave episódio pela comunicação social.


pub